Nesta quinta-feira (07), a Prefeitura de Caruaru recebeu a visita da comitiva internacional da Aces Europe, instituição esta que se encontra atualmente avaliando a candidatura de Pernambuco para concessão do título de Região do Esporte nas Américas. A honraria é respaldada pela Unesco e pelo Parlamento Europeu e pode colocar PE como o primeiro estado brasileiro a conquistar esse reconhecimento.



A Capital do Agreste está entre os municípios pernambucanos que possuem Convênio do Centro de Formação Esportiva, junto ao Governo do Estado, e foi sugerida para comportar a visita da Comitiva, que na oportunidade, esteve conhecendo vários equipamentos públicos voltados para prática esportiva.

"Foi uma honra recebê-la e demonstrá-la todas as potencialidades que Caruaru dispõe para sua população e os seus visitantes em termos de espaços direcionados para atividades esportivas. Contribuir para que o nosso Estado alcance o título de Região do Esporte nas Américas também nos deixou bastante satisfeitos e otimistas para tudo de bom que ainda estar por vir em relação a investimentos para este setor tão importante, através da parceria com a governadora Raquel Lyra", destacou o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

Durante a visita, a Comitiva da Aces Europe teve oportunidade de conhecer o Complexo Olímpico Rei Pelé, a Via Parque 1 e 2, o Parque Pinheirão, a Praça Pipa e o Monte do Bom Jesus. Todos eles com exibições de atividades esportivas com execução ou apoio da Secretaria de Educação e Esportes de Caruaru. "Recebemos como feedback da Comitiva que Caruaru é referência em promoção em esporte, dentre os municípios pernambucanos, e esse reconhecimento nos deixou felizes e incentivados para avançarmos ainda mais em termos de políticas públicas voltadas para este setor", observou o secretário executivo de Esportes de Caruaru, Adson Leonel.

Por tudo que viram e vivenciaram, os integrantes da Aces Europe deixaram a Capital do Agreste com uma excelente impressão. "Nossa avaliação foi bastante positiva, haja vista que encontramos nos equipamentos locais organização, promoção de esporte para todos, boas instalações, além de bons gestores esportivos. Abriremos mais as portas de PE, incluindo Caruaru, para que ela se qualifique e proporcione ainda mais possibilidades para prática esportiva", observou Nuno Santos.

Também participaram desta visita, os secretários municipais Lino Portela (Segov), Kaio Colaço (Seduc), Pedro Augusto (Sedetec), além do presidente de Fundação de Cultura de Caruaru, Herlon Cavalcanti, bem como a chefe de gabinete da Secretaria Executiva de Esportes de Pernambuco, Fernanda Rocha.